Projeto – José de Alencar

Sim, você não leu errado! Vi pela vlogosfera/blogosfera um turbilhão de projetos sendo iniciados (alguns muito interessantes que, penso eu, logo inicio) e como eu tinha por meta ler mais José de Alencar esse ano, eu criei o meu próprio projeto!

Como funciona? É muito simples, tenho por aqui 22 obras do pequeno Alencar e pretendo ler todas ainda esse ano! Colocando, obviamente, minhas opiniões de leitura para cada uma delas. Criei uma página/parte especialmente para o projeto aqui no blog onde vocês podem consultar os títulos, os livros lidos e os livros a ler. Devo atualizar constantemente a área sobre o projeto, inclusive, escrever uma pequena biografia sobre esse escritor que eu tanto admiro (e amo!).

Creio que muitos de vocês ainda devem ser atormentados pela ira de vossos professores de Literatura que pediam, quase chorando, para que todos lessem Iracema. A virgem dos lábios de mel. E para grande maioria, foi um trauma, não é? Eu mesmo nunca a li nos idos tempos do colégio e agradeço muito por isso! Pois pude sorver a obra anos depois.

Não acredito que muitos me acompanhe nessa empreitada – na realidade, não estou muito na esperança que alguém vá se enveredar pela literatura Alencariana -, mas adoraria ter sua atenção daqui para frente! Pretendo expôr e quebrar esse enorme mito que José de Alencar é um autor chato. Não! Ele não o é! Pelo contrário! Leiam Lucíola e vão ver como é divertido e amargo o nosso pequeno “romântico”!

003

Eis a Mel, com cara de deboche depois de derrubar minha pilha minuciosamente arrumada.

Anúncios

One comment

  1. Que projeto incrível! Ultimamente, só tenho visto projetos de leitura voltado a autores estrangeiros. Muitos, em sua maioria, de obras mais contemporâneas. Raro ver alguém se interessar pela Literatura Brasileira em sua fase romântica. Ainda mais, pela escrita de José de Alencar. Li algumas das obras dele (há bastante tempo!). A última quando ainda estava cursando Letras na Universidade. Acho que vou ler “O Gaúcho”.
    A Mel me lembra muito uma das minhas filhas… Hana, uma das siamesas que tive. Infelizmente, ela já partiu (saudades). Ah, essa coleção de livros é soberba! Adorei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s